Porque usar a tecnologia na sala de aula?
O que fazer para estimular @ alun@ a estudar? Professores reclamam que o desinteresse é geral. Alun@s reclamam que a aula é chata.
Neste cenário só temos uma opção: desafiar alun@s e professores a buscar, constantemente, soluções na construção do conhecimento. Optar por usar recursos do cotidiano d@s alun@s e que, para a maioria dos educadores, ainda é um "bicho papão"; se deparam com a necessidade de mudar a prática de ensino, investir no uso de tecnologia cotidiana, invertendo a lógica para uma prática que privilegie a aprendizagem, trabalhe com projetos onde o alun@ possa participar ativamente, vise a interdisciplinaridade e o trabalho colaborativo.
Desse modo, as inovações a ser introduzidas no cotidiano escolar fazem-se importantes desde a capacitação dos educadores e gestores para o uso da mídia, dos projetos e da tecnologia em conjunto com a comunidade escolar, podendo resultar em melhorias no ensino. Essa visão é extremamente necessária para que o professor, que atua no contexto do sistema da escola, possa compatibilizar sua intencionalidade pedagógica com os interesses e as necessidades d@s alun@s. Uma vez que é importante lembrar que o professor não perde a sua função diante da tecnologia na vida d@s alun@s, se souber ser um mediador do conhecimento, e um exímio aprendiz, utilizando-se da tecnologia como um meio para melhorar a qualidade de ensino, mostrando para que serve e onde será empregado o conhecimento.
O professor precisa enxergar-se como parte do processo do aprendizado, tendo os recursos tecnológicos como ferramenta eficiente na construção de conhecimentos.
Nessa nova fase de implementação escolar, todos têm seus objetivos claros e definidos e precisam ser alcançados; adquirir informações, manusear mídias, resolver problemas, planejar e compartilhar habilidades, sendo seu processo de aprendizado objetivo para a vida profissional atual e futura.
A utilização dos recursos tecnológicos é um caminho sem volta. Às vezes, levamos tempo para dominá-lo. Quem não conseguir, vai ficar à margem dos alunos, uma vez que estes dominam a tecnologia. Exige-se do professor uma preparação e atualização com o propósito de fornecer as ferramentas para motivar o aluno e ajudá-los a produzir É importante modernizar as formas de dar aula, de implementar projetos, de avaliar. Vale a pena descobrir e estimular as competências d@s alun@s em cada classe, onde vamos construir caminhos de aprendizagem em cada etapa, estando atentos professores(@s) e alun@s para avançar da forma mais produtiva possível em cada momento. Motivá-los a aprender, produzir conhecimento para avançar, promover a participação para o processo de aula-pesquisa, apoderando-se das tecnologias disponíveis
no cotidiano e no contexto d@ alun@, decorrente das novas descobertas e inovações tecnológicas que a sociedade vem exigindo seu próprio conhecimento.
Tudo isso nos leva a uma reflexão, tendo em nossos apontamentos aqui evidenciados, o fator fundamental do processo de aprendizagem com a utilização da tecnologia é que, não podemos em hipótese alguma tornar esse método uma única ferramenta no ensino, mas sim fazendo uma utilização rotineira da tecnologia, preparando-os para uma vida melhor presente e futura, através da evolução tecnológica, despertando para a utilização racional da tecnologia.
Fonte: Profªs Especialistas: Leonice Gossler / Maria Floria C. Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário